XADREZ

Prefeito recebeu atletas campeões em seu gabinete
No início da tarde de quarta-feira (20) o prefeito Elizeu Mattos abriu espaço na sua agenda para receber o mestre nacional e técnico da equipe Lages Xadrez Clube/FME, Marcos Cordeiro. Ele, acompanhado de parte da equipe, visitou o prefeito para mostrar as conquistas dos atletas em várias competições nas quais representaram Lages em âmbito estadual e nacional. Entre os troféus exibidos estavam o de primeiro lugar na etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), promovido pela Fundação Catarinense de Esporte; de campeão absoluto do 14° Circuito de Xadrez de Lacerdópolis(SC) e do Torneio Aberto de Xadrez, do Clube de Vacaria (RS).

Núcleos
O Lages Xadrez Clube recebe recursos através da Fundação Municipal de Esportes (FME) e mantém cinco núcleos de xadrez com mais de 400 alunos, de todas as idades. Os pólos são nas Emebs Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Santa Maria; Lupércio de Oliveira Koeche, no Várzea, e na Ondina Neves Bleyer, no Sagrado Coração de Jesus, além da Biblioteca Pública Municipal e outro em parceria com o Instituto José Paschoal Baggio.Os alunos Clarissa dos Santos Passos, 10 anos, Henrique Oliveira Dickel, 14, e Jonatan Machado, 15 anos, fazem parte dos núcleos e foram apresentados ao prefeito como jovens atletas promissores. “Muitos talentos foram descobertos nos núcleos que recebem apoio do município. É uma oportunidade a esses jovens de assimilarem valores, treinarem a concentração, desenvolverem o raciocínio lógico, além de vários outros benefícios que o xadrez oferece”, destaca Marcos.
Paratletas
Também fez parte do grupo o paratleta João Carlos de Liz. Ele é cadeirante e descobriu no xadrez o prazer que uma atividade esportiva pode proporcionar. “Foi muito positivo para mim. Sentimo-nos mais incluídos dentro da sociedade. O xadrez aumentou meu círculo de amizades, reencontrei velhos companheiros e aprendi a me relacionar melhor com as pessoas”, conta. O prefeito destacou que a acessibilidade tem sido uma de suas preocupações assim que iniciou sua gestão. Entre as primeiras providências foi colocar rampas de acesso aos cadeirantes na prefeitura e determinar que todas as novas ruas pavimentadas possuíssem calçadas.
Quatro quilos de medalhas
DiomárioTavares, 74 anos, mostrou com orgulho um cesto cheio de medalhas. Segundo ele, juntas pesam cerca de quatro quilos. São conquistas em várias competições de xadrez e natação ao longo dos anos. Ele pratica esporte desde os 18 anos. Em 2009 foi premiado no Campeonato Brasileiro de Xadrez. “É importante essa interação e troca de experiências entre jovens, pessoas na terceira idade e paratletas. Um conhece a realidade do outro, em uma relação de muito respeito e cidadania”, destaca Marcos Cordeiro.

0 comentários:

Postar um comentário